quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ismália

                        
                        Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...



A primeira vez que li essa história estava rodeada de livros e desenhos de criança, estava rodeada de cor. Mas ao terminar de ler tudo ficou assim com cor meio de mar ao anoitecer. Essa história é tão linda.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dear Lennon

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Os botões da camisa



Era domingo, dia de ficar arrumado. A mãe sempre pedia que ela vestisse a camisa de botões.
A camisa verde tinha botões brancos e vermelhos, suas cores favoritas.
A camisa de botões tinha suas cores favoritas.
Todas as semanas a menina anciava pelo domingo. Era sua melhor camisa. E tinha suas cores favoritas. Sua mae sempre a vestia com a camisa de botões.
Era domingo.
A menina esperara na cama porque era domingo.
Aos domingos sua mãe a acordava sorrindo e a vestia com sua camisa de botões brancos e vermelhos.
Era domingo, a menina esperara na cama.
A menina esperara sua mãe na cama a manhã todinha.
Nesse domingo a menina não vestiu suas cores favoritas. Nesse domingo seus botões ficaram na gaveta.
A menina deixou de anciar os domingos.
Depois de muito, ela percebeu que o melhor do domingo não era vestir a camisa verde de botões brancos e vermelhos.
Não era vestir suas cores favoritas.
O melhor do domingo era ser acordada pelo sorriso. O sorriso da pessoa favorita.








Da Nina.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Make a wish.


Cieze the day, Carpe Diem, Enjoy your life...
A cada dia que passa tenho acreditado mais no real sentido desses ditos.
É que num dia vc se ve acomodado aquela mesma rotina, desanimado, sem muitos planos, e de repente tudo pode mudar numa fraçao de segundos.
Ah! Paredes, talvez vcs nao estejam entendendo os meus motivos pra escrever sobre isso, entao vou dividir com vcs uma alegria imensa que estou sentindo agora..
Há dois dias comentei com minha mae sobre um vestibular seriado que eu queria fazer, que tinha em varios lugares inclusive em Juiz de Fora (local onde ela nasceu e viveu)  e a gente começou a conversar sobre ir embora de Cuiaba, mudar pra lá em 2012 e tals... Enfim, eu fiquei muuuito animada pq lá fica a 1  hora e meia (acho) do RIo! *---*   E   eu ja  tinha planos de sair voando daqui no terceiro ano.
Mas isso foi só o começo. Hoje quando sai da aula, minha mae veio me dizer que uma prima dela que mora em Sao Joao vai mandar a filha dela pra Juiz de Fora pra estudar lá ano que vem (sozinha) e me chamou pra ir junto! 
Acho isso tudo muito doido, e é tambem por isso que disse o que disse lá em cima.

É, a vida é mesmo uma caixinha de surpresas e por mais isso seja um clichê eu digo e repito! 
Nós desperdiçamos tantas respirações em bobagens, gastamos nossos piscares de olhos em tantos momentos de raiva, depressão, rancor, inveja, preguiça. Mas o pior de tudo é a COMODIDADE. 
Nosso mal maior, digo mal como seres humanos. É a acomodação que nos atrofia, que nos ilude, que nos torna um número! É a acomodaçao que deixa os conflitos em aberto, que deixa  tudo pra depois.
Tudo pra depois. 
Só o fato de sermos humanos e termos este corpo extraordinário nos abre um universo de possibilidades.   Todos os dias ao acordar temos a chance de abrir os olhos, que momento sublime deveria ser esse!
Então por que? Tento entender o que poderia levar-nos ao ponto que estamos... Será o stress, o cansaço? Será pura indiferença?
E mais, eu me pergunto agora, até quando eu vou chegar ao fim do dia pensando em tudo o que poderia ter feito e  nao fiz?
AProveitem sinceramente suas vidas. Nao apenas os minutos, dias e meses porque esses serão sempre tempo, e o tempo é de uma incostancia sem fim, pra mim o tempo é sempre passado de tao rapido que passa.
Aproveitem verdadeiramente suas relações. Elas nao tem hora marcada, nao tem preço, nem agenda. Elas te darão lembranças que tempo nenhum será  capaz de contar.
As relaçoes sao tambem cores.  Nossos pais são uma cor tão nossa e  mesmo não admitindo  temos o maior orgulho. Nossa familia, nossos amigos, professores, funcionários, nossas PESSOAS  são cores livres só esperando pelo nosso encontro. Aproveitem com qualidade suas cores! Nós nao temos a real noçao de quanto tudo é passageiro, e se hj faz-se planos  e juras , TUDO, absolutamente tudo pode mudar no instante seguinte!

Por fim, quero falar dos sonhos. Outrora uma amiga me disse que quando estava no terceiro ano todas as noites antes de dormir ela se imaginava na faculdade cursando medicina, ela imaginava como se aquilo fosse real e imaginava até a alegria que sentiria. Hoje , um ano depois, é claro que tambem com muita dedicaçao e estudo ela esta cursando medicina na melhor do país.
O que quero dizer, é algo que já disse antes. Coisas boas acontecem quando a gente menos espera, mas sobretudo quando vamos atras delas, e se nao as encontramos...  CRIAMOS!

"Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam
de suas vidas uma coisa extraordinária."
(A sociedade dos poetas mortos) 

ps: otimo filme esse! (:
ps2: Nao sou burra, só estava com pressa e deixei os acentos de lado (: 

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

transitando.

"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."  (sócrates)

Uma hora dessas, houvi uns pensamentos sobre o transito e gostei muito. Vou transcrever algumas ideias por aqui.
Que fazer com o transito? Quanto stress, quanta fumaça, quanto barulho, quanta sujeira, quanto carro, QUANTA MOTO, quanto acidente, quantas mortes serão necessárias pra mudar essa situação? Aliás, terá o transito solução?

Penso que sim. Mas não somente com reformas físicas. Penso que um dos maiores agravantes, atualmente, são os abençoados que conduzem seus veiculos com o maior amor do mundo!
Salvo raras excessões, devo dizer; o comportamento das pessoas no transito é um reflexo do que elas tem feito a elas mesmas. E com não? Elas não cuidam de si próprias, quissá do resto do mundo!
Digo  e repito: o que nos falta é auto-conhecimento.
Talvez nem mesmo eu, tenha noção da real dimensão destas palavras; mas eu sei que é o melhor caminho. Sei e vejo todos os dias! Em cada ''serzinho'' que me atravessa. 
Inclusive no trânsito. E é aí que tudo muda. A partir do momento em que as pessoas buscam se conhecer intimamente, elas reconhecem sua habilidades e ignorâncias, elas vêem o que há de bom nelas, passam a se amar  mais e naturalmente, passam a olhar de outra forma para o mundo. A partir desse momento nós veremos o efeito das grandes feformas públicas, porque teremos olhos pra enxergar o bom, e não só colecionar mal-dizeres.
Paredes, não quero que isso soe como um texto de auto-ajuda, ou um discursinho 'adolescentes revolucionando o mundo'. Quando escrevo é para que alguém simplesmente leia e talvez se  identifique entre uma vírgula e outra.Gosot debrincar com as palavras e tenho aprendido muito. 
Espero que estejam gostando. Senão... leiam até gostar! haushuahsuahsauhau

Hasta la vista!









A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos.Marcel Proust

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Churrasquinho de gente.

                                                                                                                       




Eu sou de Cuiabá, em Mato Grosso, moro aqui há 15 anos, e posso dizer: aqui há treinamento semestral de sobrevivência no inferno! 
É que metade do ano temos a estação do verão, teoricamente chuvosa, e a outra estação do verão, 'realíssimamente' seca! Como se não bastasse vários meses sem chuva, aquecimento global, poluição, umidade do ar baixa ; nossos queridos e generosos irmãos mato-grossenses,  aproveitam essa agradável epoca pra botar fogo em tudo que há pela frente!!! Só o que se vê por todo canto é:  FUMAÇA!

Junto a fumaça, o cheiro de queimada dá um toque especial. 
E nessa farofa toda, eu sinto como se estivessem fazendo churrasquinho de gente.
Os hospitais lotam de gente com problemas respiratórios, os olhos ardem, a voz some, o nariz fica ferrado, a pele fica toda seca ( os pés então! nao sei se são rachaduras nos pés ou pés nas rachaduras!) a cidade acorda coberta por uma  névoa de fumaça, até o sol fica da cor vermelha! E além de todos esses fatores físicos há ainda o problema do humor. 
Sentindo-se mal, as pessoas tendem a comportar-se mal... parece que o calor frita os miolos! E se deixa-los queimar demais: la vem mais fumaça! rsrsrs As pessoas ficam estressadas, ríspidas, secas; duras feito asfalto queimando no sol! Daí também o porquê de 'churrasquinho de gente'.
Olha, eu sei que existem lugares e situações muito piores do que a nossa, mas isso não nos impede de protestar. De repensar nossos hábitos e procurar soluçoes concretas para este problema. Parte da responsabilidade é dos governos,  estes conhecemos bem. E sabemos que se for pra depender deles ou de qualquer outra pessoa a realidade continuará a mesma, ou até pior! Contudo a outra parte é minha e eu começo por aqui. A outra parte é sua, das suas ideias, das suas ações... 
Tudo o que temos feito em prol da humanidade e do planeta é quase nada comparado ao que podemos fazer. Mais do que podemos fazer... do que podemos SER!

As vezes eu repito isso a mim mesma: "Muda você, e o mundo muda".




Quando me perguntam se acho que o planeta vai acabar em 2012 digo que não,ele já está acabando das piores formas. Mas para aliviar nossa cosciência, vamos juntos, anualmente abraçar o Rio Cuiabá, a lagoa fulano de tal ou aquela arvore antiga e depois voltamos de carro pras nossas casas, demoramos horas tomando banho e produzimos uma quantidade absurda de lixo sem um pingo de remorso ou preocupação! É assim, e será sempre assim até que o momento em que não houver mais saídas e todos nós pensarmos de forma idêntica: "Eles tinham razão, ahm, digo... Fudeu!"

Beijos beijos beijos, sem mais.  

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A verdade do que se conta está no modo como se é.

Existem pessoas e pessoas. A maior parte das pessoas gasta a vida toda costruindo uma imagem ou uma pseudo-vida muito coerente, bonita, inteligente... perfeita! Elas realmente gastam uma vida fazendo isso! E quando digo elas, nao estou me excluindo disso, acredito que é um mal geral!
No entanto há pessoas que simplesmente são, e essas, meu caro, dá pra ver de longe! Dá pra ver, pq quando há verdade, ela transparece nos olhos , nas maos, nas falas e nas ações.
As pessoas verdadeiras se conhecem e usufruem desse conhecimento para ser!
Mas voltando as que nao são o que são, eu sinto pena. Honestamente. Sinto isso pq sei que hora ou outra elas vão cair, e vão reconhecer elas mesmas nas pessoas que supostamente estariam sempre com elas. (aquela velha história do 'pro que der e vier').
O bom de cair, é  ter a chance de enxergar as coisas por outro ângulo! rsrs  É ter a chance de usar as próprias pernas, de aprender a apoiar-se em si próprio para não depender dos outros, pq nessas horas os outros são poucos. São poucos!
O que falta para nós , na minha opinião, é apropriarmo-nos daquilo que temos, digo, das nossas ideias, dos nosso talentos, daquilo que acreditamos ser o certo (mesmo que não seja). Nos falta autenticidade! Não aquela autenticidade visual, mas sim autenticidade de enxergar, refletir e agir.
Afinal, a vida está aí pra ser vivida plenamente. Pq então viver pela metade? Pior ainda, pq viver somente a metade falsa e superficial  da vida?         Ceize the day!
  

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sobre o que as pessoas fazem a si mesmas.

Para nao correr risco desse post ficar mto grande vou dividi-lo em duas partes... A primeira será
Sobre o que as pessoas são e não sabem, a segunda será Sobre o que as pessoas parecem e não são.


Here we go!
Costumo observar as respirações a minha volta sem 'pré conceituar' , mas como a maioria das tentativas são falhas cá estão algumas 'pensações'.

Gosto muito de ver o que move as pessoas, e gosto também de ver  que elas fazem a si mesmas... Por vezes percebo que existem varios seres que nao veem (ou  fingem nao ver) o que eles tem de melhor. Confesso que isso me aborreçe, não vou me referir as que fingem por enquanto, mas quanto as que nao veem, fico triste pois nao sabendo o quão boa são , estarão sempre limitadas nas coisas que farão (pura logica, hahaha). É por isso que sou doida por Sócrates, ele costumava dizer: Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo! Acho que a maior razão dos problemas está nessa falta de conhecimento de si , quero dizer, as pessoas se importam tanto com o que vão parecer que esquecem-se de descobrir o que são, o que realmente gostam o que realmente imorta na vida delas. E isto leva-as a acreditar em ilusões, em mentiras,  leva-as as escolhas ruins e aí vc sabe...tudo vira bosta!
Porénzolas, nem tudo está perdido! Há sempre um meio prático de se conhecer mas não me sinto na qualidade de indicar um, sei no entanto que a fome de saber e a habilidade de trasmiti-lo são essenciais. Além disso o mais importante é que seja feito com verdade, senão, melhor ficar na ignorancia (penso eu) . É isso, Já é de manha, hora de acordar (tenho dito) , se conhecer e mais ainda aprender a oferecer o que temos de bom ao mundo!
                                                  O que você tem servido ao mundo?
                                                   O que vc vai servir amanhã?                                                                          Que tal começar a servir o banquete agora?


ESTAMOS TODOS FAMINTOS!





beijosbeijoseabraços aos ladrilhos (:








sábado, 7 de agosto de 2010

Lendo Manoel outra vez, achei um poema (Arte de infantizar formigas) que lá por seus meios dizia assim: "Eu pendurei um bentevi no sol". Daí quis escrever isso pra alguém, e cá está.


Eu pendurei um bentevi no sol...
Ele voou cheio de cor
 e não mais voltou.
Todos as manhãs abro a janela 
e sentindo a brisa fresca em meu rosto
penso como seria se ele estivesse aqui..
Ele está.
 Por isso deixo a janela aberta e continuo sorrindo!

Da Nina.

Manto.





Nesse meu canto
onde quase não se ouve um canto
O melhor canto que se ouve
é o do ventilador.
Há também o canto do relógio, bem perto de meus ouvidos
apoiando minhas ideias.
Neste canto há luzes brancas
e leves sombras negras.
Mas  lá fora,
noutro canto, em qualquer canto
podes escolher o canto que se quer ouvir.
Há o canto das libélulas, das cigarras e das rãs.
Há o canto do dotados de asas
que soa como canção
Há também outros cantos,
forçados,
criados e e manipulados pelo homem.
(ou o homem manipulado por eles)
É o canto dos motores, das buzinas e das ruas,
o canto da poluição.
Há o canto dos passos corridos
e das respirações ofegantes de uma nação que não pára.
Mas o canto,
o melhor canto do cantos.
O verdadeiro bom canto,
fica num canto bem alto
que poucos podem alcançar.
Permite no entanto
que todos o vejam e se encantem.
 Esse canto que eu te conto,
de manhã tinha cor de gelo,
frio e uniforme.
Mas agora, quando saio do meu canto,
posso ver e ouvir tal canto.
Ele tem um tom sépia, avermelhado
tem cor de casa, cor de lar.
Deve ser por isso, minha senhora,
que quando todos saem do canto de cá
querem tanto ir pra esse canto 
E na tentativa de chegar lá
Buscam por todos os meios,
VOAR!


Nina Menezes Ricci


Caminhando e cantando por aí , li um poema bem legal do Pablo Neruda... resolvi publicar aqui! (:


É Proibido

É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.

É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,

 Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos

Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,

 Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,

Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,

 Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,

Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
 Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,

Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.

Pablo Neruda

Janelas e portas (além das paredes) , logo logo colocarei ENFIM algumas rimas que eu mesma escrevi... Espero que gostem...   arrevuá! (falomtoemfrances!)

domingo, 18 de julho de 2010

A invenção do século!



Muito melhor que qualquer tecnologia conhecida seria para mim um cata-lembranças.
Isto mesmo, uma máquina capaz de captar lembranças físicas que não se perdessem com o tempo.
Lendo Manoel demais, acabei me ligando em despropósitos, mas diz pra mim! Diz se não seria a melhor das invenções??
Hoje por exemplo pequei uma luva que estava guardada no armário da minha mãe há algum tempo, como vc deve saber não é  sempre que morremos de frio como agora! Coloquei as luvas e depois de um tempo percebi que elas tinham o cheiro da minha avó. Faz bastante tempo que eu não a vejo... é, eu passei a tarde toda cheirando as costas da minha mão e tendo ótimas recordações.
Agora imagina uma máquina capaz de captar o cheiro da minha avó, ou qualquer outro cheiro que te recorde algo! Que pudesse guardar esse cheiro num vidrinho, feito perfume, para ter as lembranças materializadas por toda uma vida. Devo admitir que nunca confiei nessa nossa memória curta e falha!
Um cata-lembranças poderia ter várias aplicações, muito melhor que fotos ou vídeos (ou pen-drives!) poderia captar sorrisos , cores, sabores, melhor que isso, olhares! Melhor ainda, abraços, beijos, sentimentos, sensações...SONHOS!
É verdade que viveríamos cheios de saudade, viveríamos cheios de passado, cheios de suspiros! Passadaríamos o tempo todo. Viveríamos com o pretérito nos dentes e nas juntas.
Mas para ser honesta, ainda assim valeria a pena! O que vivemos, sentimos, as pessoas que conhecemos, quem amamos e desamamos, os erros que cometemos, tudo! Faz de nós seres maiores. Capazes de engolir o mundo se  realmente quisermos. Lembrnças nos tornam maiores e mais belos. Até o velhinho meu professor de matemática (sim, ele tem cabelos brancos) já havia dito algo assim: "Cabelos brancos podem ser pintados, mas é impossível tingir uma vida em branco!"
Acho que ele tem toda a razão. Acho que minha máquina seria a invenção do século, quem sabe até do milênio! Acho que a minha casa poderia ser o mar.Sempre achei o twitter bobo mas acabei fazendo um. Acho o Greenpeace legal, mas muito longe se ser o suficiente. Acho que achismos nos confortam, embora saiba que sejam ruins. . Acho que a melhor coisa que nós humanos temos, é a capacidade de escolher. E acho, no fundo do fundo ...

QUE SOMOS FEITOS, DA MESMA MATÉRIA DE QUE SÃO FEITOS OS SONHOS.


Goeie dag! Ecoé! Semty zani! Cahrlins! Juridik!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sobre encontros.

 vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida.''
                                                     Vinicius de Moraes



Elas se falavam há algum tempo pela internet. Segundo a de lá, foi AMOR A PRIMEIRA FOTO!
Uma conversa foi levando a outra, e a outra e a outra, depois as amigas dela entraram na roda também... Em poucos meses já mandavam cartas cheias de cor e amizade umas para outra e outra para umas. Juravam sequestros para a lua, fugas nas asas do beija-flor, qualquer coisa que realizasse aquele sonho.
Após quase um ano, depois de muitas hipóteses e planos falhos eis que a magia da aeronautica salva a história: A de cá pega um avião, viaja duas horas até São Paulo, depois pega uma vã e vai até a tão esperada cidade das outras! É chegado o grande momento. ENCONTRO. A vida é a arte do enontro...
De lá, ela planeja algo para escrever em seu blog, mas o tempo passa e ela se esquece. Meses depois ela encontra aquelas palavras salvas e resolve publicar.

"Botucatu, Abril de 2010



Minha viagem está chegando ao fim.. domingo volto pra cuiaba, e nao quero nem pensar na minha morte subita em relação as provas, escola, ingles..
Foi tudo especialmente bom! Estou na casa da malu, hj vai ser minha despedida. TRISTEZAA
ashahsuhaush é, aqui tudo eh motivo de churrasco, festa e afins.. Desde que eu cheguei a gente nao parou! Conheci a galeree toda, a gente saiu muito, aain tá tudo muito ótimo! É verdade, eu nao me importaria nem um pouco em ficar aqui por mais um bom tempo! Porque tudo aqui tem um Q de Terra do nunca. A escola, a casa, as pessoas, as estrelas, os amigos, os olhares... Vou sentir falta. Minha terrinha tem palmeiras, e as aves que lá gorjeiam são lindas. Mas aqui. Tem um verde muito mais verde e o vento bate fresco no rosto todas as manhas, e tenho amigas que há tempos nao encontro. Depois continuo, ou indo. Tchaus me esperam.''

A menina de cá voltou, e viu seu mundo com novas cores, quis muito voltar mas ainda não deu, ela não sabe quando vai dar. Elas ainda se falam mas está cada vez mais corrido. Algo não mudou. O brilho nos olhos e  laranja do amor!


amovcs.

VLOG!

Eu adorei a ideia de falar com as paredes, já que eu tenho absoluta certeza de que elas são as unicas que de alguma forma ouvem essas letras...


Já faz um tempo que eu queria escrever sobre os vlogs!
Sim, eu adoro vlogs, é rápido, divertido (certo alguns nem tanto) e são bons pra passar o tempo. MAAAAS também são uma droga! Pra mim, ao mesmo tempo que os vlogueiros precisam ser autenticos e isso  torna a coisa um pouco mais dificil, pq é dificil ser espontaneo na frente da camera, e os videos tem que ser um tanto quanto engraçados... Os vlogs deixam as pessoas mais preguiçosas e mais distantes da leitura. Isso mesmo, porque pensa bem, é simples ligar a camera ou a web  e falar falar falar...
Além do que, preciso confessar minha decepção com o vlogueiro Felipe Neto.. ele é bem engraçado e fala varias coisas que eu concordo plenamente, mas naquele debate da MTV, fiquei envergonhada.. foi super toscoo! Ele todo anti-moralista e tal.. aaai não me poupem.
E é isso. Tudo faz sentido agora..!




ps: as ferias estão me deixando péssima em conclusões. peço desculpas.
ps²: recomendo Pc Siqueira e Felipe Neto
ps³: procure outros vlogueiros tb, eles não são os unicos legais! (:
psfinal: NÃO DEIXE DE LER BLOGS!!

As fotos não falham.




Eu disse que iria começar a escrever feito gente neste blog e cá estou (vamos ver até quando isso vai durar).
Bem, é verdade que pen drives, cartões de memória, cd's, ipods e afins, tem capacidade de armazenar muita coisa! Eu tenho dois pendrives e vááários cds lotados de fotos , mas para mim nada substitui a velha e boa foto de papel! Ocupam caixas, viram tranqueira, juntam poeira e sempre conquistam sorrisos!
Talvez vc nunca tenha aberto um caixa de fotos e saboreado album por album durante uma tarde amarela. Talvez  vc nunca faça isso porque todas as suas lembranças estão num disco rígido ou na internet flutuante.
Mas eu, durante toda minha infancia tive esse costume e preciso dizer meus amigos que há algo de mágico nisto! Não  sei bem o que, mas ter uma foto em mãos é para mim como comer um saco de marshmellows com sua melhor amiga!
É certo, que até eu perceber essa minha paixão, muitas fotos foram amassadas, perdidas, recortadas e que dó das fotos recortadas! Pior que as perdidas, são essas safadas, imcompletas!
Efim, recomendo a todos os apaixonados por lembranças que revelem suas fotos, nem que sejam só as favoritas, mesmo que vc esqueça-as por anos... no futuro vc irá olhar, dar risada, pensar que  era fliz e não sabia e quem sabe vc se lembre deste post. (ok, acho que isso é demais)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dos encantamentos.

"Um fotógrafo-artista me disse outra vez: Veja que pingo de sol no couro de um lagarto é para nós mais importante do que o sol inteiro no corpo do mar. Falou mais: que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. Assim um passarinho nas mãos de uma criança é mais importante para ela do que a Cordilheira dos Andes. Que um osso é mais importante para o cachorro do que uma pedra de diamante. E um dente de macaco da era terciária é mais importante para arqueólogos do que a Torre Eifel. (Veja que só um dente de macaco!) Que uma boneca de trapos que abre e fecha os olhinhos azuis nas mãos de uma criança é mais importante que o Empire State Building. Que o cu de uma formiga é mais importante para o poeta do que uma Usina Nuclear. Sem precisar medir o ânus da formiga. Que o canto das águas e das rãs nas pedras é mais importante para os músicos que os ruídos dos motores da Fórmula 1. Há um desagero em mim de aceitar essas medidas. Porém não sei se isso é um defeito do olho ou da razão. Se é defeito da alma ou do corpo. Se fizeram algum exame mental em mim por tais julgamentos, vão encontrar que eu gosto mais de conversar sobre restos de comida com as moscas do que com homens doutos."


.Manoel de Barros.

Tudo novo de novo!

Não há nada mais velho do que o novo! Há sempre algo novo surgindo o tempo todo.
É,está mais do que na hora de tomar vergonha na cara e começar a escrever neste velho novo blog que nem gente!
Por falar em blogs adolescentes... acho a maior graça! Todos tem pelo menos um post falando Dele, do amor que nao existe, das revoltas, de um mundo a ser salvo, de como a escola é uma droga e coisas do tipo! Mudando uma vírgula e um ponto são mesmo todos iguais. Inclusive este.
Acho graça da igualdade, e da tão falada diferença, acho graça dessas filosofias que eu crio. - se é que assim posso chamar-.
Estou envergonhada de mim mesma. Passei super minutos escolhendo um plano de fundo legal pra caixa e agora que vem a parte fácil, que é escrever e eu... Cansei!
Bem, não se preoculpem paredes  ainda hoje vou postar de nuevamente!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

dia triste saramago.

Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.
                                                                               José Saramago.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

meio olá. (:

Olá paredes que escutam essas conversas! Como vão?
Estava com saudades de escrever por aqui... planejei varias coisas em vaarios momentos, aliás planejar é algo que tem feito bastante.. dificil mesmo é conseguir seguir! maaas enfim!  Como eu ia dizendo me falta disposição pra depois de um dia de mta escola e estudo vir escrever... um pena. Mesmo... por exemplo, agora ia escrever mas acabei me distraindo com outras coisas e já estou capotando de sono aqui. :/
É paredes. Prometo pintá-las em breve. da cor que quiserem.

terça-feira, 2 de março de 2010

Sobre a tristeza


No momento não estou triste, e talvez isso interfira aqui, mas sejamos sinceros, todos que pensam, respiram e vivem (ou fingem viver) já se sentiram tristes alguma vez na vida.
Eu vejo a tristeza como um momento muito pessoal de cada um, ela não deve ser erradicada do mundo e nunca será, porque nós insistimos em acreditar em ilusões, fechamos os olhos pra realidade e na maioria das vezes quando eles resolvem se abrir a luz é forte e pode doer.
Como eu ia dizendo antes de me jogar nas metáforas, a tristeza é uma parte importante de nós, pelo menos pra mim. É quando a gente para pra pensar e pensa e pensa e pensa, tira tudo de ruim  e sujo que há acumulado dentro de si analisa aquilo por um tempo e percebe na maioria das vezes o que há, e se há realmente algo errado.
Agora peço licença aos depressivos para dizer que estão prestes a se afogar. É importante sentir pensar, repensar, mas aparte mais bonita da tristeza é tirá-la fora! Perdoem-me os aflitos mas permanecer na tristeza é quase tão ruim quanto fingir um sorriso, ou desdenhar um abraço.
O mundo nos dá tudo o que há de mais belo e puro para que nos sintamos bem, o próprio respirar devia ser motivo de prazer sublime, de imensa gratidão!!
Devo dizer que aprecio ainda mais que a tristeza a saudade, a prova de que se ama com verdade.
Devo dizer que aprecio ainda mais a ALEGRIA, pequena, a enorme, a completa e simples. Tão presente, tão querida, irmãzinha alegria, gosto fresco feito suco de melancia com hortelã, ou suco de limão com carambola!
Também não acredito que nos falte uma metade. É claro que é bom ter alguém com quem compartilhar uma vida, um instante ou olhar e que é impossível ser feliz sozinho mas honestamente, buscar a felicidade em outro alguém a vida toda, para suprir as nossas ignorâncias é no mínimo uma coisa bem irônica e contraditória. 
Vinícius por vezes nos dizia da tristeza.. 

''Eu sei e você sabe que a distância não existe
Que todo grande amor                                                           
Só é bem grande se for triste
Por isso, meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos
Me encaminham pra você'' (De Moraes)

"...É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba, não [...]

[...]Porque o samba é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre uma esperança 
De um dia não ser mais triste não...

E o melhor de tudo é que TUDO flui. E que absolutamente tudo passa. A tristeza em sua graça, dói bem fundo mas passa.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

bilhete.certeiro.


Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...''
 Mario Quintana.
Se médica eu fosse recomendaria pra todas as dores poetas. 3 poemas  de Manoel de Barros pela manha, um Drummond na hora do almoço,Vinícius, e Quintana a cada 4 horas Cecília sempre que sentir sintomas.Machado 3 vezes ao diaFernando Pessoa em doses constantes

e por aí vão minha receitas... Garanto resultados certeiros e pra vida toda
A maior riqueza do homem 
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como
sou - eu não aceito.
Não agüento ser apenas um
sujeito que abre
portas, que puxa válvulas,
que olha o relógio, que
compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora,
que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem
usando borboletas.

Manoel de Barros 
Deus abençoe os benditos pais deste poeta encantador.

comum e corriqueiro.

Sabe, eu sempre pensei muito sobre o SER diferente.

E pensava muito sobre o parecer diferente.

Eu sempre me achei diferente, na verdade eu via isso, e todos viam.
Eu sempre gostei de ser diferente. Confesso. E de certa forma até  me esforçava para tal. Digo, essa comodidade ou vontade de se camuflar das pessoas que nao fazem muito esforço por si mesmas  sempre me incomodou um tanto.
   As vezes quando olhava pro lado e via alguem ''igual'' a mim eu me frustrava e dava uma remexida aqui dentro que transparecia do lado de fora, e eu me sentia bem por isso. E também do contrário quando via pessoas diferentes  demais(por fora)  via que estavam passando por uma fase de descobertas e da mesma forma muitas delas estavam se camuflando também. Sim, essa coisa de querer ser diferente é mesmo um pouco complexa e confusa.
Desde algum tempo pra cá venho  percebendo pessoas muito legais criativas inteligentes comunicativas onde eu menos esperava.. sim. Nos 'normais', ou  em algumas pessoas populares... E venho percebendo que não sou a primeira nem a segunda e que há, sempre houve e sempre haverão pessoas assim. " diferentes."
Por exemplo..EU. Sou uma boa menina confesso.  Gosto de literatura, sociologia,portugues,história geografia.. não gosto de exatas, curto todo tipo de arte, me policio pra ser menos exigente e preconceituosa  comigo e com as pessoas, não como carne vermelha, não bebo refrigerante, participo do greenpeace, como salada, não sou fã de frituras, como aveia, granola, complexo vitamínico,suco de soja, sou cheia de alergias, gosto de fotografia e gosto muito de demosntrar o quanto eu gosto e me importo com as pessoas. Juro, não disse nada disso tentando ser ou parecer algo melhor ou pior que outras pessoas, é só um exercício de auto-conhecimento.  Mas  enfim o que  eu queria dizer é que existe muita gente assim, igualzinha a mim. Eu encontrei um blog bem legal chamado Depois dos quinze,  e me identifiquei MUITO com a dona dele. muito mesmo, até o jeito de falar as coisas.. e hoje em dia já não me frustro por ver pessoas iguais a mim, por parecer normal aos olhos alheios porque isso´é muito bom. Digo, estes seres um pouco mais incomuns do  mundo, é bom que existam vários deles espalhados por aí.. penso que  cada um quando se cruza com alguém, vai sempre deixar naquela pessoa uma cor nova. Porque é impossível passar por alguém e só. Eu gosto muito de um frase que diz assim: Aqueles que passam por nós, não vão sós não nos deixam sós, Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. 
Eu me esforço pra deixar as minhas melhores cores e combinações nas pessoas que me conhecem, não quero nunca deixar vazios,  sombras nem borrões, até porque quero muito receber cores nova o tempo todo, todo o tempo.
Acho que decidi, agora tenho certeza. É assim que as pessoas tornam-se especiais, elas são a maior parte do tempo o melhor que podem ser, e se isso trasparece no corpo na voz, nos olhos ou  até na beleza é apenas uma consequência.
Não gosto de dar conselhos do tipo, seja diferente, mude o mundo, use lápis azul pois acho sinceramente que cada um tem TUDO  que precisa dentro de si próprio , tudo mesmo.  Só precisam encontrar e sem dúvida alguma fazer bom uso  das qualidades que tem. Portanto minhas ultimas palavras são apenas  busque e seja! Não  há mudança exterior capaz de trasformá-lo por dentro, as verdadeiras mudanças começam na mente e no coração...e só boa vontade não basta.
TRANSPIRAÇÃO  TRANSPIRAÇÃO    TRANSPIRAÇÃO!!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

as coisas que não existem são mais bonitas.


A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento
e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água
O mesmo que criar peixes no bolso.
O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores e até infinitos.
Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito
porque gostava de carregar água na peneira
Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira.
No escrever o menino viu que era capaz de sernoviça,
monge ou mendigo ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de interromper o vôo de um pássaro botando ponto final na frase.
Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!
A mãe reparava o menino com ternura.
A mãe falou:
Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.
Você vai encher os vazios com as suas peraltagens
e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos.


Manoel de Barros ( um dos meus preferidos, um poeta cheio de nadezas).