terça-feira, 2 de março de 2010

Sobre a tristeza


No momento não estou triste, e talvez isso interfira aqui, mas sejamos sinceros, todos que pensam, respiram e vivem (ou fingem viver) já se sentiram tristes alguma vez na vida.
Eu vejo a tristeza como um momento muito pessoal de cada um, ela não deve ser erradicada do mundo e nunca será, porque nós insistimos em acreditar em ilusões, fechamos os olhos pra realidade e na maioria das vezes quando eles resolvem se abrir a luz é forte e pode doer.
Como eu ia dizendo antes de me jogar nas metáforas, a tristeza é uma parte importante de nós, pelo menos pra mim. É quando a gente para pra pensar e pensa e pensa e pensa, tira tudo de ruim  e sujo que há acumulado dentro de si analisa aquilo por um tempo e percebe na maioria das vezes o que há, e se há realmente algo errado.
Agora peço licença aos depressivos para dizer que estão prestes a se afogar. É importante sentir pensar, repensar, mas aparte mais bonita da tristeza é tirá-la fora! Perdoem-me os aflitos mas permanecer na tristeza é quase tão ruim quanto fingir um sorriso, ou desdenhar um abraço.
O mundo nos dá tudo o que há de mais belo e puro para que nos sintamos bem, o próprio respirar devia ser motivo de prazer sublime, de imensa gratidão!!
Devo dizer que aprecio ainda mais que a tristeza a saudade, a prova de que se ama com verdade.
Devo dizer que aprecio ainda mais a ALEGRIA, pequena, a enorme, a completa e simples. Tão presente, tão querida, irmãzinha alegria, gosto fresco feito suco de melancia com hortelã, ou suco de limão com carambola!
Também não acredito que nos falte uma metade. É claro que é bom ter alguém com quem compartilhar uma vida, um instante ou olhar e que é impossível ser feliz sozinho mas honestamente, buscar a felicidade em outro alguém a vida toda, para suprir as nossas ignorâncias é no mínimo uma coisa bem irônica e contraditória. 
Vinícius por vezes nos dizia da tristeza.. 

''Eu sei e você sabe que a distância não existe
Que todo grande amor                                                           
Só é bem grande se for triste
Por isso, meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos
Me encaminham pra você'' (De Moraes)

"...É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba, não [...]

[...]Porque o samba é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre uma esperança 
De um dia não ser mais triste não...

E o melhor de tudo é que TUDO flui. E que absolutamente tudo passa. A tristeza em sua graça, dói bem fundo mas passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário