Eu sou de Cuiabá, em Mato Grosso, moro aqui há 15 anos, e posso dizer: aqui há treinamento semestral de sobrevivência no inferno!
É que metade do ano temos a estação do verão, teoricamente chuvosa, e a outra estação do verão, 'realíssimamente' seca! Como se não bastasse vários meses sem chuva, aquecimento global, poluição, umidade do ar baixa ; nossos queridos e generosos irmãos mato-grossenses, aproveitam essa agradável epoca pra botar fogo em tudo que há pela frente!!! Só o que se vê por todo canto é: FUMAÇA!
Junto a fumaça, o cheiro de queimada dá um toque especial.
E nessa farofa toda, eu sinto como se estivessem fazendo churrasquinho de gente.
Os hospitais lotam de gente com problemas respiratórios, os olhos ardem, a voz some, o nariz fica ferrado, a pele fica toda seca ( os pés então! nao sei se são rachaduras nos pés ou pés nas rachaduras!) a cidade acorda coberta por uma névoa de fumaça, até o sol fica da cor vermelha! E além de todos esses fatores físicos há ainda o problema do humor.
Sentindo-se mal, as pessoas tendem a comportar-se mal... parece que o calor frita os miolos! E se deixa-los queimar demais: la vem mais fumaça! rsrsrs As pessoas ficam estressadas, ríspidas, secas; duras feito asfalto queimando no sol! Daí também o porquê de 'churrasquinho de gente'.
Olha, eu sei que existem lugares e situações muito piores do que a nossa, mas isso não nos impede de protestar. De repensar nossos hábitos e procurar soluçoes concretas para este problema. Parte da responsabilidade é dos governos, estes conhecemos bem. E sabemos que se for pra depender deles ou de qualquer outra pessoa a realidade continuará a mesma, ou até pior! Contudo a outra parte é minha e eu começo por aqui. A outra parte é sua, das suas ideias, das suas ações...
Tudo o que temos feito em prol da humanidade e do planeta é quase nada comparado ao que podemos fazer. Mais do que podemos fazer... do que podemos SER!
As vezes eu repito isso a mim mesma: "Muda você, e o mundo muda".
Quando me perguntam se acho que o planeta vai acabar em 2012 digo que não,ele já está acabando das piores formas. Mas para aliviar nossa cosciência, vamos juntos, anualmente abraçar o Rio Cuiabá, a lagoa fulano de tal ou aquela arvore antiga e depois voltamos de carro pras nossas casas, demoramos horas tomando banho e produzimos uma quantidade absurda de lixo sem um pingo de remorso ou preocupação! É assim, e será sempre assim até que o momento em que não houver mais saídas e todos nós pensarmos de forma idêntica: "Eles tinham razão, ahm, digo... Fudeu!"
Beijos beijos beijos, sem mais.





